sábado, 3 de dezembro de 2016

EM NOITE DE FESTA, PROGRAMA ASAS DA FLORESTANIA CERTIFICA 197 ESTUDANTES DE COMUNIDADES RURAIS CONCLUDENTES DO ENSINO MÉDIO.


A Secretaria de Estado de Educação e Esporte através do Núcleo de Educação de Tarauacá, realizou na noite da última sexta feira, 2 de dezembro, uma extensa programação solene de formatura dos 198 alunos do Programa Asas da Florestania em Nível Médio. 


O evento aconteceu no Clube da Maçonaria e contou com a participação da Coordenadora do Núcleo de Educação, Professora Francisca Aragão Leite, Vice Prefeito Chagas Batista, Deputado Estadual Jenilson Leite, Presidente da Câmara, Ezi Aragão, Presidente do Sinteac, Lauro Benigno, Coordenador Estadual do Programa Osleno Freitas, professores do programa, comunidades rurais, estudantes e convidados.


O ato solene iniciou com a interpretação do Hino Acreano pela estudante Ana Ketule, apresentação cultural de dança com o grupo Vandalupe, falas das autoridades, certificação de transportadores, professores e estudantes. No final foi promovida uma grande festa dançante onde todos puderam celebrar as conquistas. 


Ao todo foram certificados 197 (cento e noventa e sete) estudantes concludentes do ensino médio distribuídos em 20 turmas representando as comunidades América, Sacado, Pacujá e União no alto Rio Tarauacá; Esperança, Taboca, Ramal do Cachoeira e Socó, baixo Rio Tarauacá; Colombo, Cardoso e Semeada no rio Murú; Rio Pardo, Ramal do Pixilinga, Samaúma e Gregório, Br 364, sentido Cruzeiro do Sul. 

Em Tarauacá, a oferta de ensino através do Asas da Florestania foi implantada em 2007, com 7 turmas de ensino fundamental do 6º ao 9º ano. Em 2019 inicia a oferta de ensino médio atendendo 05 turmas. Em 2013, formaram-se as primeiras turmas (9 ao todo), totalizando 93 alunos concluindo o ensino médio através do programa. 


Atualmente, a Oferta de Ensino Asas da Florestania Fundamental e Médio está distribuída em 52 turmas de ensino fundamental, somando 965 alunos. Já no ensino Médio são 24 turmas atendendo 443 alunos. todos em comunidades localizadas em projetos de assentamento, margens dos rios, igarapés, seringais, estradas e ramais.


No ano 2005, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Acre (SEE), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, estruturou os módulos do que viria a ser o programa Asas da Florestania. Com financiamento do Banco Mundial, o atendimento inicial foi voltado para 367 alunos de ensino fundamental em sete municípios. Hoje, o programa já está sendo desenvolvido em todas as escolas do município, com oferta ampliada para alunos do ensino médio e, mais recentemente, infantil. O Asas da Florestania, em suas três modalidades, seguindo as Diretrizes e Referenciais Curriculares Nacionais, trabalha com metodologia e materiais pedagógicos específicos, adequando as aulas e os atendimentos às realidades das comunidades rurais de difícil acesso. Asas da Florestania leva educação às comunidades da zona rural do Acre.


COORDENAÇÃO - Em Tarauacá, o programa é coordenado pelo Núcleo de Estadual de Educação, através da Professora Silvia Ciacci, Coordenadora de Ensino rural, que conta com uma equipe organizada de coordenadores e professores e mais, uma infra estrutura de barcos, ônibus, caminhonete,  e uma moto. 


O PROGRAMA -O Programa Asas da Florestania, criado em 2005, tem como objetivo levar educação básica às comunidades isoladas. Quando foi lançado era para atender do 6º ao 9º ano, mas em 2008 foi ampliado para o ensino médio.

O Asas da Florestania é um programa de extensão do ensino médio para comunidades rurais de difícil acesso, para alunos egressos do programa Asas da Florestania Fundamental e EJA. A iniciativa destaca-se por oferecer formação técnica que visa possibilitar aprendizagem para a melhoria da qualidade de vida das comunidades localizadas em assentamentos as margens de rios, igarapés, estradas e ramais. 

É nesse contexto, que a Secretaria de Estado de Educação e Esporte tem trabalhado seus programas especiais de aprendizagem, visando oferecer a quem os acessa, uma educação de qualidade e para todos. O Asas da Florestania busca, sobretudo, oportunizar aos alunos a conclusão da educação básica, com resultados de aprendizagem adequada para prosseguir os estudos, possibilitando a certificação de conclusão do Ensino Médio.

Fotos: 
Jardy Lopes
Raimundo Accioly

Nenhum comentário:

Postar um comentário